quinta-feira, 29 de maio de 2008

Certificado?!.. "Cade o meu"?




UM COMÉRCIO?... VAI LÁ SABER!

Nas relações de poderes existentes perpetradas no seio da conjuntura de vivência sócio – culturais podemos galgar referenciais emblemáticos outorgados por ditames, certames e aceites nada ortodoxo que levam as mais bizarras confluências, deixando assim indagações no ar que aparentemente não serão respondidas por ninguém ou o acaso se encarregara de leva-las ao lar – o esquecimento – ou à memória de poucos, que paulatinamente e em tempos oportunos de fleches de memorísticos se lembrarão dos paradoxos existentes nas tramas e emaranhados de poder que só entendem aqueles que não entende, entendeu? Não?... Problema seu não vou explicar nada!
Continuando porem com o raciocínio vemos explicitamente que as relações de poderes existem em todas classes da sociedade, onde “manda quem pode obedece quem tem juízo”, e isso é notório e não temos como nos desvencilharmos de tais emoldurações.
Há algum tempo vinha planejando escrever algo sobre a “venda” exacerbada de “CERTIFICADOS” pelas instituições de ensino. (quando digo “Venda” faço uma provocação e com fundamentos, pois paguei para receber o certificado, e mais, tenho até nota fiscal...hehehe digo: recibo)
Para que o interessado tenha direito ao certificado, ele tem que comparecer nas programações, assinar listas, enfim dar as caras, ser notado e notar. Nada mais justo, porem, contudo, entre tanto, haja visto que, no entanto, todavia, isso não se comprava, Pois uma gama considerável de “assistentes” fazem suas inscrições, e nem dão as caras ao evento, e no final de tudo “venha nós o teu reino” digo, o teu certificado. Compreendeu? Esse parágrafo eu vou tentar explicar.
As relações existentes nesses encontros visam proporcionar uma interação e beneficiamento de várias correntes interessadas no evento em si. Uns estão ali por interesses de se projetarem como o “deuso” (entendeu o vem a nós o teu reino) que vai dar cabo aos problemas, que com seu “doutorite” vai tanger para bem longe o “maligno” que norteia e ronda as fundações desta instituição de ensino. Esses são os “deusos” eles têm carta branca pra falarem o que pensam e fazerem o que quiserem.
Temos também as figuras dos “Semi-deusos” aqueles que tem algumas qualidades de divindades, mas que foram deixados ao segundo escalão da santidade. Fazendo um parágrafo – me lembro da gama de santos que o vaticano rebaixou num de seus concílios a meros mortais, tirando eles da elite da santidade – São aqueles que porque sei lá eu não foram convidados a ser palestrantes, mas eles também entendem, eles sabem de tudo, eles também tem que emitir suas pomposas opiniões, e na hora de fazer as rodadas de perguntas aproveitam para mostrar que também sabem, levam 15 minutos fazendo comentários sobre seus próprios trabalhos (Ninguém tava interessando em saber) e fazem uma pergunta idiota ao final, isso quando fazem.
Como não?!... temos também a assistência, eta nois. Aqueles que fizeram suas inscrições e ficam lá para ouvir as propostas audazes e veneráveis que ninguém até o presente momento tinham ouvido falar, e ficam indagando a si mesmos: “Como vivi até hoje sem saber disso”. Nois semo aqueles que foram relegados a terceiro plano no processo de sociabilização das classes acadêmicas.
Temos também os turistas, e estes se dividem em duas classes: Os Turistas autônomos e os patrocinados, aqueles são os que moram nos arredores do evento, e o único gasto que tem é com a inscrição e estes são aqueles que vem de longe com “tudo” pago pela própria instituição e boa parte destes nem sabem à que vieram. Alguns foram pegos a laços em suas salas de aula e caíram de pára-quedas no evento, outros vieram conhecer uma cidade, respirar novos ares, ou jogar bem longe de casa uma bela e animada partida de truco com conhecidos e amigos.
Informações não oficiais dão contas que foram disponibilizados para o evento, 100.000,00 pratas. Com isso dava para fazer um evento grandessíssimo, mas não foi o que vimos, digo grandessíssimo em todos os aspectos tanto em relação a parte física como a parte intelectual.
Sabe-se que tinham “delegados” (qual era a função desse povo?) e afins num par de hotéis espalhado ao longo do entorno da cidade, ou seja, se começar fazer as contas as “pratas” disponibilizadas para o evento deve ter atingido mesmo tal montante, se bem que poderíamos ter em mãos uma prestação de contas né? Afinal foi dinheiro público, ou seja, dinheiro nosso que foi gasto ali.
Arrependo-me tanto de não ter levado uma digital ao evento, senão teria imortalizado numa imagem (que daria margem para várias visões e interpretações) a cena do jogo de truco, durante uma das palestras proferidas, e o organizador do evento em pé dialogando com os envolvidos na “jogatina”. Também os coitados deveriam estar exaustos, pois já estava perto do almoço e nunca que acabava mais a fala dos “deusos” e “semi-deusos” e outra o pessoal do truco vieram de longe, estavam cansados e aquilo ali era meramente uma distração, o responsável pelo evento foi muito injusto ao mandarem eles pararem, até porque eles não receberam auxilio algum pra vir num eventinho desse. Irônico não?....ehehehehhehehehhe
Outra coisa que fico triste é que todos eventos que tem o nosso bloco de Geografia e História – conhecido como “estábulo”, “Chochotão” cada vez se configura como tal, ele é usado como hotel, motel e afins quando da realização de “grandes” eventos. O interessante é que neste evento a plebe ficou nele e as burguesias foram para os hotéis com tudo pago pela nossa magnífica instituição e seus colaboradores.
Enquanto isso tem cadeiras confortáveis e cômodas para fazer nossas provas de 2 horas de duração e saímos até torto, (conforme a disciplina e professor) sem falar dos colegas que tem dificuldades para se acomodarem nas cadeiras devidos a sua estatura física. Sem contar certos professores que mais parecem adestradores, que não tem a mínima noção do que é ensinar. E estes fóruns são para dar uma melhor condição aos alunos, tanto de aprendizagem quanto de oportunidades de se manterem nos seus respectivos cursos.
Para encerrar, só lembrando que foram inscritos para esse evento, uma média de 800 pessoas, e nas palestras não tínhamos nem metade disso, e não vem me dizer que a evasão era de “alunos desinteressados” não, pois uma gama considerável de professores também não compareceu. Isso é um problema crônico, um abacaxi pra alguém descascar.
Esta grande procura por inscrições e a pequena taxa de participantes no evento deve-se à necessidade de horas complementares, para contagem de pontos para colação de grau, se não tivesse tal exigência às inscrições seriam menores, mas em compensação só iria lá quem realmente estivesse a fim de colaborar, e assim todos sairiam ganhando, e não precisávamos ficar 5 dias ouvindo lorotas que não nos interessa, ou ficaríamos 15 dias ouvindo sim pela vontade e prazer participando de um ideal que penso ser relevante para o crescimento físico/intelectual da instituição.
Penso que já esta mais do que na hora de revermos as reais necessidades desses encontros, digo dessas deslanchadas de verbas públicas para chegar a resultados de fins duvidosos que acaba por beneficiar sabe lá D´us quem.

domingo, 11 de maio de 2008

Blog?!.. cada um com o seu né?!




Fazer o que né?!... já vi que se quiser sair num blog ou vc tem que ser amigo intimo do dono ou ter o seu proprio. Dai serve até pra auto promoção... heheheh
Ninguem me publica logo, eu me publico... como dizia meu velho e querido vozinho: "ninguem me gava, eu 'cagava' sozinho...heheheheh
O mais triste é ver uma variedade de Blogs dedicado a uma comunidade em comum que na verdade funciona só de fachada, pois apenas uma pessoa tem a senha e o acesso para publicações, e dai já viu né?... publicam-se o que der na telha.
Um exemplo classico são os blogs que levam o titulo de "Blog da Comunidade X" ou "Blog da Igreja tal" que na verdade não condiz com o enunciado...
Porem concordo plenamente pois quem esta com a caneta na mão risca o papel que quizer, os demais apenas podem olhar as "obras de artes" rabiscadas no papel.
Já estive em lugares que tem ou tinha por lema publicar fotos de visitantes.. pois bem, eu não não sai em nenhum comentario...heheehhe eu não era queridinho eu acho, ao contrario eu era uma "persona não grata"... fazer o que, manda quem pode obedece quem tem juizo.
As fotos supra publidas foram tiradas por acasião do Casamento de minha irmã: temos ai meus 3 irmãos e eu, fazendo uma escadinha do mais velho (eu) para o mais novo, temos então: Mim, Geisaquele, Gideão e Gleidison, Obs: a escada por altura não condiz com a realidade pois a Geisaquele esta de salto...rs
Na outra foto temos os dois pombinhos... Rosmar & Geisaquele, que sejam feliz
E na ultima temos uma "foto oficial" tirada dentro da Beit Cáceres...
Querem ver mais fotos do casorio então clique no link: http://beitcaceres.zip.net
Abraços a todos... Tenham um ótimo dia
Nos vemos pela vida
Shalom