segunda-feira, 27 de abril de 2009

MOMENTOS...






















   

As vezes precisamos largar mão das correrias, das mesmices, e procurar outras coisas pra fazer, logo nestes termos uma viagem é revigorante. Foi então que entre os dias 17 e 24 de maio realizei uma pequena viagem, fui rever velhos amigos, velhos lugares...Precisava dar este tempo pra mim.

As fotos aqui postadas mostram um pouco de cada coisa... Entre as que me marcaram nesta viagem, temos a Beit localizada no Canaã, (conhecida também como Beit Rio Branco, que na verdade fica no município de Lambari D´oste...rs) onde passei parte de minha infância. A foto digitalizada da revista “The Fellowship Herald” de setembro de 1989, (nois é xique bem, inte eu to naquela foto, criança, mas estou....rs) mostra a velha “igrejinha” de palha, e a nova construção que foi na época inaugurada pelo (Min. Altair) Rosh Yishai. Nesta viagem a fotografei, e coloquei ao lado da foto da revista. Alguns anos se passaram, já são mais de 20 daquela Beit... Que se diga de passagem, foi a primeira do Centro Oeste do Brasil.

Fotos:

A 1ª e a 2ª já foram relatadas; na 3ª temos: Rosh Emanuel, Edmundo e Yochanah; Na 4ª foto temos a nave e parte dos chaverin; Na 5ª e 6ª foto temos o Rosh Emanuel e seu filho Ezequias bem como uma bela especime de Piavuçu; Na 7ª, 8ª e 9ª temos a Eunice e eu, e alguns lambaris; Na 10ª tem uma colheita de cana; Na 11ª minha bike e eu cortando o estradão; Na 12ª o Chaver Cleves e sua esposa Maria; Na 13ª a querida irmã Antonia (fiota) e eu; Na 14ª temos ao fundo o velho posso que ficava na varanda da nossa casa no sitio, é a única coisa que sobrou o resto virou tudo pasto (saudades de minha infancia querida...); Na 15ª temos o tio Josias (Do) e tio Jairo e eu, na plantação de Teca deste; Na 16ª o Chaverin Paulo e Marli e seus filhos Jesiel e Josiane; Na 17ª temos a Ester, Eunice, Ezequias; Na 18ª uma velha arvore que subsiste firme a passagem do tempo, localizada na serrinha do Sr. Tael; Na 19ª estamos fazendo o percurso: Cabaçal para Beit, uns 14 km mais ou menos; Na 20ª num delicioso Cabalat Shabat na casa do Rosh Emanuel, e por fim 21ª foto retratado de cima da ponte, o Rio Cabaçal.

Foi mior di bão.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Algo Para Refletir!


Já que estamos em clima de Páscoa, sendo que a Judaica foi dia 09-04-2009 e a Cristã será no próximo dia 12-04-2009, achei por bem compartilhar deste texto de Luiz Fernando Veríssimo com os que por aqui passarem.

Qual é a Coerência da Páscoa "Cristã"?

Porque "Ninguém" se atenta para o Pessach Judaico, que busca seu embasamento tão somente na Biblia?

Vamos ao texto:

- Papai, o que é Páscoa?

- Ora, Páscoa é ... bem .. é uma festa religiosa!
- Igual Natal?

- É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.
- Ressurreição?
- É, ressurreição. Marta, vem cá!
- Sim?
- Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.
- Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
- Mais ou menos .. Mamãe, Jesus era um coelho?
- Que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe!
- Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?
- É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
- O Espírito Santo também é Deus?
- É sim.
- E Minas Gerais?
- Sacrilégio!!!
- É por isso que a Ilha da Trindade fica perto do Espírito Santo?
- Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas quando você for no catecismo a professora explica tudinho!
- Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
- Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos.
- Coelho bota ovo?
- Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
- Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
- Era, era melhor, ou então urubu.
- Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né? Que dia que ele morreu?
- Isso eu sei: na sexta-feira santa.
- Que dia e que mês?
- ??????? Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na sexta-feira santa e ressuscitou três dias depois, no sábado de aleluia.
- Um dia depois.
- Não, três dias.
- Então morreu na quarta-feira.
- Não, morreu na sexta-feira santa ....... ou terá sido na quarta-feira de cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!
- Papai, por que amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
- É que hoje é sábado de aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas.Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
- O Judas traiu Jesus no sábado?
- Claro que não! Se ele morreu na sexta!!!
- Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
- É, boa pergunta. Filho, atende o telefone pro papai. Se for um tal de Rogério diz que eu saí.
- Alô, quem fala?
- Rogério Coelho Pascoal. Seu pai está?
- Não, foi comprar ovo de Páscoa. Ligue mais tarde, tchau.
- Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
- Cristo. Jesus Cristo.
- Só?
- Que eu saiba sim, por quê?
- Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
- Coitada!
- Coitada de quem? - Da sua professora de catecismo!!!"

Texto: http://mais.uol.com.br/view/e8h4xmy8lnu8/pascoa--luiz-fernando-verissimo--04023670D0A19326?types=A& Pesquisado no dia 08-04-2009 as 20:30hs.
Foto: http://petragaleria.files.wordpress.com/2007/11/2005_pascoa_easter.jpgPesquisado no dia 10-04-2009