segunda-feira, 18 de março de 2013


DISCURSO DE COLAÇÃO DE GRAU – FORMANDOS 2012/2 - UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Cáceres – MT, 14 de Março de 2013   /   04 de Nissan de 5773.

Um dia memorável para todos. Para muitos existe a figura da plena conquista. Para outros um misto de regozijo e insegurança, regozijo de ter cumprido mais uma jornada na vida, e talvez insegurança pela incerteza que se avizinha. De “futuro do Brasil, passamos a ser um problema social”.
Mais saibam senhores formandos, hoje cada um recebeu sua chave, cabe agora tão somente a nós abrirmos as portas que nos serão apresentadas ao longo da vida. Lembrando, é claro, que esta referida chave não abrirá todas as portas, mas nos dará o direito de galgar lugares seletos.
Bom seria se todos os brasileiros pudessem um dia sentir a emoção de obter um diploma de nível superior, vemos porém uma triste realidade onde estatísticas dão conta da ínfima parcela da população que detêm um destes canudos.
Mas eis em nossas mãos a oportunidade, de se não mudarmos este cenário desolador, ao menos dar-lhes contornos e nuances de esperanças. Em nossas mãos senhores Licenciados e Bacharéis, o dever de cumprir o outrora prometido de, com esmero, concorrermos para a melhora do ensino e aprendizado, levando desde os grandes centros até aos rincões deste nosso país a tão nobre tarefa de ensinar, instruir, defender, cuidar, cada um com seu dom, com a sua sina, sabemos que muitos fazem isso por prazer, pois em muitas ocasiões é lastimável o reconhecimento que às vezes não temos. Nossa profissão, em especial a de lecionar esta enferma, deixada à margem da sociedade.
Em nossas mãos caríssimos Bacharéis e Licenciados, o dever de zelar e cumprir com todas as prerrogativas do lícito e dos bons costumes. Fazendo com que a nossa conduta moral esteja acima de qualquer suspeita, e não venhamos a macular nossa profissão com algo vil e desonroso. Seja cuidando da saúde de nossos semelhantes, seja no trato com a agricultura, seja no manuseio do patrimônio a que nos foi confiado, seja no interpretar e aplicar da lei, seja na arte de lecionar. O que quer que seja – que façamos com profissionalismo que requer as melhores condutas.
Nobres formandos em Licenciatura Plena nos cursos de Letras, Pedagogia, História, Geografia, Matemática, Ciências Biológicas, Computação e Educação Física. Senhores Bacharelados em Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas, Enfermagem e Agronomia. Que este dia não represente um fim, mas sim que possa ser um (re)começo em nossa jornada em busca do conhecimento,  aprendizado, ensino e aplicabilidade do que a nos foi confiado, repassando assim para aqueles que necessitam de nossa ajuda todo o legado que temos adquirido.
Para alguns, sei que foi difícil a jornada,  muitos de nós estamos cansados, calejados, foram 4 ou 5 longos anos de academia, anos de dedicação, de estudos, avenças e desavenças, mas firmes seguiremos nossas veredas, alvorando nossos pendões.
Tivemos professores brilhantes que nos ensinaram mais do que simplesmente uma lição retórica acadêmica, que nos elevaram em conhecimentos que nos acompanharão por todas as nossas vidas. Professores que se enquadram neste discurso, nosso muito obrigado. Em contrapartida, tivemos professores incautos, amantes de seus egos, que somente nos deram exemplos de como não proceder, e quer saber? Agradecemos também. Pois tudo na vida é aprendizado. “examinai tudo e retende o bem”.
E de nossas estruturas? O que dizer? Todos sabem que ainda tem muito a melhorar, mas saibam senhores, acreditem, já esteve pior. Almejamos sim por melhoras, e como formandos, já reconhecidos como acadêmicos egressos, pedimos ao corpo administrativo desta tão nobre Instituição de Ensino Superior, nossa querida UNEMAT, que busquem dia após dia melhores condições estruturais para que a grata satisfação de aprender possa ser mais saborosa.
Precisamos melhorar ainda a quantidade de livros atualizados, de espaços para laboratórios com seus respectivos equipamentos, escritórios modelos com suas escrivaninhas e materiais de expediente, salas para estágios. Toda uma infraestrutura necessária para o bom andamento do ensinar/apreender.
Penso não ser o momento de falar de trechos, contextos e apetrechos, citando falas e retóricas de autores renomados, “enriquecendo” assim o discurso, mas tão somente este é o momento de comemorarmos nossa conquista. De dizermos: “vencida está, esta etapa”,
Quero em nome de todos os formandos, fazer um agradecimento especial a todos familiares e amigos presentes a esta solenidade, também não se esquecendo daqueles que não puderam por um motivo ou outro estarem aqui presentes, mas que nestes penosos – ou não – anos de academia nos deram apoio e ombros amigos para recostarmos quando a labuta era árdua. Lembramos ainda daqueles que durante este período ficaram em nossas memórias, e não jaz entre nos, que se presente estivessem, nos aplaudiriam em pé por mais essa conquista.
Aos colegas e amigos que colhemos durante este trajeto, que dividiram conosco os sofrimentos e alegrias, saibam que ficarão para sempre em nossos corações. Aos colegas chatos, implicantes, impertinentes, obrigado por tudo, vocês também fazem parte desta história e acreditem ou não sentiremos falta de tudo isso. Eu sou/fui um desses chatos, seja soltando músicas minutos antes de se iniciar uma prova, seja tirando fotos, seja jogando aviãozinho, dando toque no telefone celular. A vida acadêmica não é só estudos, também tem os momentos de descontração.
Queria poder citar nomes, mas seria injusto estar aqui representando todos os formandos, citar nomes apenas daqueles que em sala comigo estiveram. Não sei como mudar isso, mas na verdade somos um grande arquipélago com cada sala de aula representando uma ilhazinha, e rostos que vi ao longo de anos, vejo hoje também comemorando e me recordo que estamos no mesmo barco navegando por este tão imenso oceano acadêmico.
Como num ritual de passagem, agora cada um segue seu rumo, e vez por outra nos veremos pela vida, nos encontros de professores ou profissionais liberais, cada um com sua valise, com seu material didático, e recordaremos destes momentos que passamos nas sendas acadêmicas.
Caros colegas formandos, familiares, amigos, corpo docente, servidores, autoridades... FICA O NOSSO AGRADECIMENTO!

E que D´us possa nos abençoar!

MAZAL TOV - BOA SORTE. 

OBRIGADO!

Texto: Gimerson Ferreira - Orador representante dos graduandos.
Foto: Moises Bandeira - Durante a oratória!