segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Escolha É Sua


Se o que faço de bom atribuo a D´us e o que faço de mau atribuo ao diabo, onde fica o “EU”?

Logo não sou eu que pratico as coisas, então o livre arbítrio é uma piada de mau gosto.

Seria isso transferência de responsabilidade? A quem interessa que não sou EU que tomo as “minhas” decisões quer para bem ou quer para o mau?

Sempre ouço: “D´us quis assim. Tinha que ser assim, pois D´us quis assim.” Ou então: “Estou sendo tentado, o diabo que faz essas coisas”. Oras, onde fica o EU nesta história. Se o que acontece comigo e de responsabilidade de D´us ou do Diabo, pra que então me preocupar com a vida? Pra que preocupar-me com os problemas?

O cidadão esta a 180 km por hora se acidenta e morre; aparece um ou vários pra dizer: “Foi D´us que quis assim”. Será? Um outro se envolve num relacionamento ilícito e diz: “Fui tentando pelo Diabo”... Será? Onde fica a SUA responsabilidade?

Não creio que sou um “robô” movido por controle remoto, que de longe ou de perto alguém determina o que devo ser e o que devo fazer... Acreditar nisso é muito fácil e interessa a quem não quer se responsabilizar por seus atos. Isso se chama: transferência de responsabilidade.

Temos aqui duas perspectivas a seguir: Livre arbítrio x Vontade transcendental. E uma anula o efeito da outra. Não tem como as duas caminharem juntas sem que cause um conflito que nem Sigismund Schlomo explicaria.

Uma morte natural ou por enfermidade alheia a vontade humana, não teríamos e nem conseguimos explicar a não ser pela manifestação de algo superior... MAS em nossas escolhas no dia a dia, não é pertinente atribuir a D´us ou ao Diabo a responsabilidade.

O que você fez é única e exclusivamente de sua responsabilidade, não foi D´us que quis assim; foi você que assim o quis. Cometi “tal transgressão” por culpa do tentador... ha ha ha... que infantilidade.

O responsável por sua atitude foi você, D´us a ninguém tenta; Ele apenas concede que você caminhe na vereda que escolhestes...

O diabo não decide por você; você que decidiu,... Mas e ele? Ele apenas pode ter lhe fornecido os mecanismos.

Logo, preste muita atenção no caminho que escolher, pois o retorno pode ser muito doloroso, se não for impossível.

As escolhas do hoje marcarão para sempre seu futuro... Sua insegurança hoje, será refletida em toda sua vida... Ao qual dirá... Errei em 2009. (ou em uma outra data qualquer).

O triste nesse enredo todo é quando a escolha individual afeta a vida do próximo... Eu não escolhi isso e sofro muito pelas suas escolhas.

A escolha é sua, foi sua e será sua!

Texto: Gímerson

Foto: http://images.google.com.br/

4 comentários:

Anônimo disse...

Palavras verdadeiras do nosso cotidiano,realmente e´isso que nos mesmos fazemos,sempre proucurando achar um dono para nossos erros e desacordos com a vida!mas enfim se somos donos de nossa vida,e como dizem donos do proprio destino,tambem somos donos das escolhas incertas dos erros cometidos e da tristeza colhida,pois no entanto so plantamas o que colhemos nao e´?

Ângela Martini disse...

Falou e disse!

Hana disse...

Como sempre queremos fugir das diversas situações que nos ocorrem, é uma "necessidade" culpar alguém, afinal não queremos assumir tantos erros para tais consequências.
Todos erramos, mas ainda precisamos aprender a nos responsabilizarmos por eles!

Unknown disse...

Olá primo, sempre gostei desse pensamento:
"Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer." (Molière, dramaturgo francês)

Então..... concordo com suas palavras, um abraço

Niuva de Souza Cândido