quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Esperança ou Utopia - A Tormenta se Avizinha ao Paço Cacerense



Outro dia fiquei chocado e estarrecido, ao ver um servidor público municipal muitíssimo preocupado, e o pior, a preocupação não era só dele, era compartilhada. Pois há um certo burburinho de que um malefício muito tenebroso se avizinha, ou pelo menos ronda este paço municipal.
Qual o motivo que me fez ficar atônito? Simplesmente um comentário, a saber:
- O pessoal está com medo se "o fulano" ganhar (não sei se posso colocar o nome), pois ele vai ser muito mau para os servidores municipal.
-Como assim mau?
- Ele vai ser muito rígido como ele é nos negócios dele.
- Mais existe algum erro nisto?
- É que ele poderá cobrar muito do servidor.
- Oxi, desde que tudo esteja dentro das normas da legalidade não há nada de ruim nisto.
- É, mais ele poderá... é... enfim.

Enfim, trocando por miúdos, o cidadão (servidor devidamente concursado), estava me relatando que é preocupação de muitos em ganhando as eleições - o candidato acima mencionado - venha a ser rigoroso com os horários e outros procedimentos da prefeitura.

Ora senhores, ganhando quem ganhar, pra mim não fará diferença este ou aquele ou ainda aquele outro candidato, desde que paute pela legalidade das coisas, tudo estará dentro dos conformes.

Certos (MUITOS) servidores, tem medo porque sempre viveram uma vida regalada dentro da serventia pública, onde suas vontades eram levadas a cabo sem receio, pois não tinham medo de ser penalizados.

Alguns estão vendo nos candidatos que se avizinha um outro espírito, algo que pode acabar com a farra de casa de mãe Joana instaurada neste paço (entre uma meia dúzia ‘novamente leia-se MUITOS’) que sempre foram beneficiados por conchavos e “tudo bem, deixa isso pra lá, pois uma mão lava a outra”, e agora parece que a casa vai cair, eis o motivo do medo daqueles que tem algo a temer.

Engraçado isso né? Chega a ser redundante: “Só temem aqueles que têm algo a temer” kkk..., porque esse medo? Porque essa nuvem tenebrosa paira sobre pensamentos de alguns? Ao ponto de já estarem montando barricadas para combater o “implacável” inimigo que ao que consta lhes tirará de uma sempiterna vida boa e os colocara para trabalharem.

Oh injustiça! Esses caras não podem fazer isso com os servidores não, quem são eles pra chegarem ao Poder e ir se metendo assim? Ler livros? Fazer capacitação? Assistir palestras técnicas? Ahhhh vá te ferrar né? Cumprir horário? Fazer os despachos em no máximo 48 horas? Não 'esquecer' documentos em gavetas! Ser penalizados por 'equívocos' constantes? Esses Candidatos devem estar loucos.

Incorporações irregulares? Pessoas ganhando super salários? Outros majorando seus vencimentos com diárias duvidosas? Servidores chegando a hora que bem entendem? Servidores indo embora mais cedo? Servidores que chegam uma hora mais tarde e vão uma hora mais cedo por que tem que levar/buscar seus filhos na escola?... Não Senhor! No Paço municipal cacerense isso não existe. Servidores que acham que o almoxarifado é escritório da casa deles, onde levam canetas, clipes e afins e imprimem toda sorte de material particular nas impressoras? Isso é uma calunia descabida, pois o controle é total e todos tem consciência de não usar o bem público em benefício próprio.

Carros oficiais a serviço particular?, Isso jamais se viu nesta prefeitura. Todos carros tem planilhas com horário de saída e entrada, pra onde foram, quem levaram e o que fizeram, isso sem contar o controle do combustível que é rigoroso. Motoristas só andam com cintos afivelados e não saem com o carro enquanto os demais ocupantes não colocam os cintos e jamais dão carona. Se alguém afirmar algo ao contrário é mera falácia.

Sinceramente, não entendo essa tão angustiante preocupação por parte dos servidores quanto ao futuro gestor desta Prefeitura. Ta bom, to ironizando, mas é cômico demais. Servidor com medo? Só deve ser piada. Mas é serio senhores, tem muita gente com medo. Deve ser pelo fato de avistarem seus privilégios se desintegrando em um futuro próximo. Como dizem por ai: A Tormenta se Avizinha.

Sabe! Já é hora que alguém coloque ordem nessa bagaça e fico feliz de saber que isso pode acontecer agora neste pleito. Quem sabe o próximo gestor possa ser alguém justo que faça as devidas correções para que a desigualdade sobre tudo salarial seja definitivamente corrigida, QUE O PCCS SEJA DEFINITIVAMENTE CORRIGIDO Refletindo assim uma justiça equânime, que vantagens forjadas nos conluios acordos sejam desmanteladas, daí teremos tudo para crescermos enquanto servidores, como cidadãos como munícipes que tira o chapéu para o Gestor, e o Município crescerá em qualidade de vida. E os munícipes agradecerão.

Fica o sonho de ver motorista sendo motorista; advogado sendo advogado; serviços gerais sendo serviços gerais; professor em sala de aula sendo professor; fiscal sendo fiscal; contador sendo contador; técnico nível médio exercendo suas funções técnicas de prerrogativas; pedreiro sendo pedreiro; redator sendo redator; mecânico sendo mecânico; jornalista sendo jornalista; engenheiro sendo engenheiro e assim sucessivamente, sem o horrendo: “Desvio de Função” que só traz injustiça.

E ainda o sonho de termos servidores devidamente capazes exercendo funções administrativas/técnicas relevantes e não apadrinhados políticos (mesmo que sejam concursados) que só atravancam o sistema, pois geralmente não tem a mínima noção do que estão fazendo.

Servidores trabalhando com seus equipamentos modernos, com mesas e cadeiras confortáveis, e não “trabalhando” em casa recebendo gordas horas extras, proibidas/negadas para muitos e distribuída à vontade para poucos (inclusive secretários – isso é o cumulo do absurdo, secretários receberem horas extras).

E lembrem-se servidores, o que é legal será sempre legal (enquanto a lei estiver vigente), e contra o ilegal não existe direito adquirido. Porem o “legal” sempre terá que ter a anuência constitucional.

Concursados sendo valorizados e cota zero para contratados políticos pretensiosos. Fica aí a esperança. Que não seja utópica.

Texto: Gimerson F. Souza
Foto: Gimerson

Um comentário:

Anônimo disse...

Belíssimo texto... Essa sua indignação e vontade de mudanças, representam a classe das maiorias dos servidores que realmente trabalham e que são "revoltados" com o que acontece nos bastidores, onde um determinado grupo se beneficia com incorporações ilegais, horas extras, diárias, enfim tanta coisa errada ....que até mesmo chegamos a nos questionar o que é certo, fechamos os olhos, tampamos os ouvidos e trabalhamos fingindo não ver e procurando não ouvir...lastimável ir trabalhar assim, vamos descontentes, desmotivados e acredite....todo dia acontece algo errado que nos surpreende...é muita decepção com uma administração publica, e o pior de tudo é que não vemos órgãos fiscalizadores atuarem de forma eficácia... Ficando parecer que tudo é cor de rosa!!!
Espero que o próximo prefeito possa sim colocar gestores em seu grupo que atuem de forma a sempre favorecer o município, e que as leis sejam iguais para todos...pois nessa gestão o que vemos são os benefícios ilegais para um determinado grupo, e os rigores da lei para os demais...
Que venha a próxima administração e faça uma varredura....e que possamos sentir orgulho de sermos Funcionários Públicos Municipais...pois hoje o que sinto é decepção, vergonha de fazer parte deste quadro...