quarta-feira, 15 de julho de 2009

NO PÁTIO DE UMA RENOMADA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR



- E ai Manfred Gulart, o que vc ta axando do trote veio?- Levando em consideração que tal atitude visa apenas uma “felicidade” de gosto duvidoso e momentânea, acho tudo isso muito paradoxal.- hun!... é!... Eu acho o maio barato veio. tem memo que dar trote nessa bixarada!
- Qual é a finalidade de um trote pra você Dionísio Sócrates?
- horas! Tem finalidade de interassão entre as turmas do curso... tudo isso é pra recepisionar os bixus, alem de faze parte da tradisão.
- Você quis dizer: “interação, recepcionar, bichos e tradição” não foi? Mas você poderia me explicar com maior clareza o sentido de interação e recepção que com o trote visa dar aos neófitos?
- hun????... o que é neófito?
- Você esta brincando não? Em que semestre esta?
- To brincano não veio!...bom, eu to no 3° com um pé no 4° e outro no 2°...
- Neófito vem do latim neophitus, que significa literalmente "nova planta", comumente utilizado com sentido de "noviço" ou "novo convertido", no caso aqui, aplicado aos “bichos” como você diz, ou seja, aos calouros.
- hunnn.. tendi... Ah!... sei lá, o negocio e fazer eles paga mico, rapa a cabeça deles, vestir os homi de muie, pintar eles, passar baton e insmati neles...
- Então é isso?!... E a toda essa movimentação você da o nome de interação? Ainda não entendi a profundidade da intenção em proporcionar aos calouros tal recepção!... Poderia ser mais claro e objetivo quanto a este fato?
- Ah! Sei lá cara... o negocio é divertir... eles que se foda.... heheehehheehhe
- Hum!... Mas ínsito, onde fica o seu discurso sobre interação?... Em que sentido eles serão recepcionados? O objetivo primordial do trote não é proporcionar um ambiente agradável onde os calouros se sintam bem?!
- porra nenhuma veio!.. o negocio é zuar memo!... pega dinheiro daqueles troxas e encher a cara depois no buteco... ou então fazer uma festinha, onde geralmente rola a maior pegação...rs
- Então todo esse discurso de interação etc é puro e simplesmente um “colóquio flácido para acalentar bovino”?
- hun!.. o que?
- Tudo isso é então “conversa mole pra boi dormir”?
-hehehehhehehhe... cara que massa!... bom, mais ou menos... nu fundo é uma interação, na festinha a gente acaba se conhecendo melhor...
- E quem não freqüenta estas festinhas?
- São uns babacas, não sabem o que estão perdendo... lá geralmente rola de tudo.
- Interessante sua opinião sobre tudo isso! Mas vem cá! Você sabia que o trote nesta instituição superior de ensino é proibido?
- cara se sabe que nem to muito a par dessas coisas, já vi buatos, mas td mundo faz, nois tb faz ue!
- Sabia que o curso que você está matriculado ainda não foi reconhecido, aliais o reconhecimento venceu e uma nova comissão de reconhecimento esta fazendo estudos para novamente reconhecê-lo?
- cara já disse, to por fora das coisas que acontece nesse curso... já escutei tantos buatos....heheheh olha lá aquele negão de sutian... os caras não perdoa mesmo!.. e isso ai, bicho tem que obedecer!
- Você gosta mesmo do trote não é?!... Esta ligado em tudo que esta acontecendo!
- claro né! Olha lá aquela só de topzinho... devia jogar água nela!... Se assim os faróis estão aceso, imagina ela toda molhadinha!... heheehe
- É! Não tem como negar que é uma cena admirável.
- Mas me diz uma coisa! E aquele velho discurso de corredores de trote social?
- Que isso?... é um trote onde todos são obrigados a usar roupas social?.....heehehheheh... ah! Sei lá cara... sei que com o dinheiro que arrecadamos vamos fazer o maio aue amanha lá na casa do Schlomo... e aquela lá de topzinho não sei se me escapa não!
- É... “Tem coisas que nem Sigmund explica”... Mas já que vai pra festinha amanha e com toda essa sua empolgação, cuidado ao beber muito e ao invés de investir naquela de topzinho acabar se engraçando com o Negão de Sutiã. Heehehehhehehhe
- Sai fora owww!!.....
- Mas e o trote social?!... Porque não fazem?... Você sabe não é?... Trote social é aquele que visa beneficiar alguém ou algum tipo de entidade que tem carências especificas. Seria algo como doar alimentações, vestuário etc... Uma coisa interessante a se fazer seria a doação de sangue!
- Eu sei o que é trote social, não precisava me explicar! Podemos até ver esse lado ai, mas o momento agora é de zueira...
- Tudo bem, só foi uma sugestão para pensar! 
- Se ta muito preocupado com os carentes, deixa isso pros governantes preocupar e fazer!
- ! ...
- ...
- Bom, tenho aula agora, mas gostaria de lhe fazer uma ultima pergunta acompanhada de uma pequena reflexão!
- blz, faz ai veio!
- Quanto arrecadaram com o trote, entre dinheiro coletado na sala dos calouros, pedágios e afins, para essa tal festinha?
- cara, foi exatamente R$ 871,25... porque?
- Só estava pensando... Já que mesmo sendo proibido fizeram o trote.. Já que muitas vezes a homilia usada para fazer o trote é que o mesmo é algo que visa à interação, a aproximação dos novos “convertidos” ao clã! E ainda, como pano de fundo o velho discurso do trote social mascarando as “reais” intenções como subterfúgio para conseguirem graça aos olhos de quem vê. Não era melhor aplicar todo esse montante arrecadado em beneficio de uma instituição de ajuda humanitária?... e se você acha que a responsabilidade de ajuda a tais instituições são dos órgãos públicos!... Porque então não aplicam o montante arrecadado em prol da turma de calouros, digo, em beneficio da futura formatura da turma?
- É!... taí uma coisa a se pensar... mas deixa isso queto, nem espalha... heheeheh
- Bom, agora vou pra aula... você vai pra lá agora?
- Não. Agora não, a próxima aula é a maio chatura, vou ver esse bando de bicho aqui que é melhor..rs
- Beleza então!... Estou indo lá! Até mais...
- fica ai cara!... vamo vê a bicharada sofre...
- Não vai dar... Pois como já lhe disse, tenho aula... Além do mais não compactuo com tais praticas de “sociabilidade”... Até mais!
- Inté...

Texto de G F S

Foto: http://oglobo.globo.com/fotos/2009/03/02/02_MHG_sp_pisoteiavcalouroos.jpg

Nenhum comentário: