terça-feira, 6 de outubro de 2009

Por que são tão execrados?


“As Escrituras são, em suas mãos, como um pedaço de cera, pois costumam dar-lhes a forma e o significado que mais correspondam ao seu gênio” (Erasmo de Rotterdam).

E ai?!... Pensou sobre o que é melhor? Qual festa observar, guardar ou celebrar? Aquelas ORDENADAS pela Bíblia ou aquelas com uma origem no seio do paganismo!

Como prometido vamos analisar o que certos “intelectuais” e/ou “santos” disseram sobre o povo de D´us: Os Judeus, e tire suas conclusões a respeito do assunto.

Eis aqui um bom momento para (re)ver os conceitos ou simplesmente saber mais sobre as origens de tanta rejeição dos povos aos judeus, sobre tudo o chamado Cristianismo, que se arrazoa sendo o “substituto” dos judeus, e pregam até mesmo a morte destes.

Muitos na atualidade não pregam a morte física por convicção e muitas vezes por estar tão em voga Os Direitos Humanos; porém pregam sua morte “espiritual”. Pregam que D´us os rejeitou de tal modo que é uma abominação celebrar as liturgias judaicas como as festas fixas, convocações solenes, enfim, é uma abominação praticar o que a Bíblia prescreve para os filhos de D´us.

Muitos vão me dizer: eu guardo sim os preceitos da Bíblia. Será? Porque então você rejeita vorazmente as festas solenes? Porque diz que o povo judeu “já Elvis”? Que eles foram rejeitados pelo seu D´us? Onde em sua bíblia esta escrito tal coisa? Sobre esta questão de rejeitar e abolir partes da Bíblia, vamos tratar em outro momento.

Essa rejeição à Bíblia e consequentemente aos judeus não foi da noite para o dia, (mas parece que sim). Vários “pais da igreja” trataram de aos poucos irem introduzindo todos os tipos de acusações contra o povo judeu, justamente para afastar os “cristãos” do judaísmo.

 

Os pais da Igreja em sua maioria não toleravam os ensinamentos bíblicos judaicos porque não condizia em nada com o paganismo que muitos “convertidos ao cristianismo” queriam continuar praticando. O judaísmo consistia em um entrave aos seus propósitos.

Vamos ver o que os “pais do Cristianismo” (é pai da igreja né?), entre outros, disseram a respeito dos judeus. Talvez lendo e sabendo o que eles disseram você poderá começar a (re)pensar o porque o cristianismo nominal tanto se afasta do judaísmo bem como porque você tem esse pensamento de que os judeus devem ser rejeitados, abominados juntamente com suas crenças, e que agora a “salvação” é “di gratis’ (isso não é latin...heheh).

***********************************************************

Antes da Reforma.

Justino Mártir: (100 - 165 d.C.) foi um teólogo do século II.

Acusou os judeus de iniciarem a matança de cristãos. Entre outras coisas escreveu o seguinte:

"Se alguém, por fraqueza de espírito, resolver observar as instituições como foram entregues a Moisés, e das quais esperam alguma virtude, mas que julgamos terem sido indicadas em razão da dureza dos corações, juntamente com sua esperança neste Cristo, e desejarem cumprir os eternos e naturais atos de justiça e piedade, mas optam por viver com os cristãos e os fiéis conforme declarei anteriormente, não os introduzindo a serem circuncidados como eles próprios, ou a observarem o Shabat, ou a observarem qualquer outra cerimônia, sou da opinião que nos devemos reunir a eles e nos associarmos a eles em todas as coisas, como parentes e irmãos”.

Marcion ou Marcião de Sinope (circa 110-160) foi um teólogo cristão. De acordo com a sua teologia o Antigo Testamento deveria ser rejeitado e apenas os textos que ele atribuiu a Paulo deveriam ser tidos como sagrados.

Qualquer cristão que utilizasse um símbolo judaico, um nome judaico, ou realizasse qualquer celebração judaica, seria considerado cúmplice da morte de Cristo juntamente com os judeus.

Considerava que o Deus vingativo do Antigo Testamento não poderia ser o mesmo Deus amoroso a que Jesus se referia como Pai, e por isso, achava que só o Novo Testamento interessaria aos cristãos. Mas Marcião também não aceitava os quatro evangelhos canônicos, pois os considerava corruptos, cheios de falsificações.

Na doutrina de Marcião havia assim um Deus bom e um Deus mau. O primeiro ficava em um plano superior. Num plano abaixo na criação estava o Deus venerado pelos hebreus, a qual Marcião chama de Deus da Lei... O Cristo havia sido enviado pelo Deus bom para libertar as almas do plano material, ou seja libertar do D´us dos Judeus. Que coisa não?!

Orígenes (c. 185 — 253 d.C.) foi um teólogo e prolixo escritor cristão.

Acusou o povo judeu, dizendo eles conspiravam para matar os cristãos.

Eusébio de Cesareia (c. 265 — Cesareia, 30 de Maio de 339) (chamado também de Eusebius Pamphili, "Eusébio amigo de Pânfilo") foi bispo de Cesareia e é referido como o pai da história da Igreja porque nos seus escritos estão os primeiros relatos quanto à história do Cristianismo primitivo.

Disse que os judeus costumavam matar as crianças dos cristãos nas cerimônias anuais.

"As escrituras judaicas são destinadas aos cristãos e não aos judeus".

Em um outro trecho Eusébio escreve:

"desde esse tempo que rebeliões, guerras e conspirações danosas os seguiu, a cada um, em rápida sucessão, incessantemente, quer na cidade, quer em toda a Judeia, até que o cerco de Vespasiano os esmagou. Foi assim que a vingança divina se cumpriu para os Judeus, pelos crimes que ousaram perpetrar contra Cristo." (Eusébio de Cesareia, História da Igreja: Livro II, Capítulo 6: As desventuras que advieram aos Judeus depois da Injúria cometida contra Cristo)

St Hilary de Potiers: 300 – 367

Disse que os Judeus eram um povo perverso, amaldiçoado por Deus.

St Ephraim: 306 – 373

Difamava os Judeus chamando de prostíbulos as suas sinagogas.

São Jerônimo (Tradutor da Vulgata): 325-378

Disse que os Judeus não são capazes de compreender as escrituras e devem ser perseguidos severamente até serem forçados a confessar a verdadeira fé.

Crisóstomo 347-407 Bispo de Antioquia - escreveu oito sermões contra o povo Judeu:

"As sinagogas são zonas de meretrício e teatro, cheio de ladrões e bestas selvagens. Os Judeus são culpados da morte de Cristo".

"Não há expiação para o povo Judeu. Deus sempre os odiou. Os Cristãos devem odiá-los porque eles foram assassinos de Cristo e são adoradores de satanás".

“Tais animais que não pensam são próprios para o abate, porque eles não são próprios para trabalhar. Os Judeus não têm experiência nisso: porque se mostraram inúteis para o trabalho, eles tornaram-se apropriados para serem mortos. Eu sei que muitas pessoas respeitam os Judeus e vêem a sua vida como honorável. Eu exorto-vos por isso a colher esse preconceito depravado pelas raízes. Já disse que a sinagoga não é melhor do que um teatro. Na verdade, a sinagoga não é apenas um bordel e um teatro, mas também um antro de ladrões e abrigo para selvagens. E não apenas para selvagens mas mesmo para selvagens impuros”.

Sto Agostinho ou Agostinho de Hipona, (Tagaste, 13 de Novembro de 354 — Hipona, 28 de Agosto de 430), foi um bispo, escritor, teólogo, filósofo, padre e Doutor da Igreja Católica.

   "Os judeus e a nação de Israel são apenas testemunhas da verdade do cristianismo, serviram apenas para deixar o legado da fé e da verdade cristã. Agora deveriam estar em constante humilhação quanto ao triunfo da igreja sobre a sinagoga. Não há salvação para os judeus. Eles já estão perdidos de qualquer forma."

   "O judaísmo é uma corrupção e os judeus devem ser escravizados".

St Cyril: 827 - 869

Deu aos Judeus a escolha de exílio, apedrejamento ou conversão.

Tomás de Aquino: (Roccasecca, 1225 — Fossanova, 7 de Março 1274) foi um padre dominicano, teólogo, distinto expoente da escolástica, proclamado santo e cognominado Doctor Communis ou Doctor Angelicus pela Igreja Católica.

   Perpetuou a perversa teoria de Sto Agostinho.

**************************************************************

Percebe de onde vem tanta ignorância dos religiosos a respeito do judaísmo?... Pois é! Desde os primórdios do “cristianismo” foram sendo encucados que os judeus com suas crenças são a escoria da religiosidade e que o D´us dos judeus os abandonou e nisso a maioria dos religiosos acreditam. Também como não acreditar? Quem disse foi o papai, os pais: Eusébio, São Jerônimo, Tomás de Aquino, Agostinho etc etc... Temos que acreditar nos nossos pais não é?... Continue acreditando.

Talvez você nunca tivesse ouvido ou lido algo a respeito, eu não o culpo, você passou a vida toda ouvindo seus pais na fé, sem ao menos fazer uma coisa que os Bereanos (Atos 17:11) faziam (você deve conhecer o chamado Novo Testamento né?), eles ao ouvirem algo iam para suas casas analisar conforme as escrituras se eram assim mesmo. E quais eram essas ‘escrituras’? Se você responder que era o Novo Testamento e melhor começar mesmo a (re)pensar sua religiosidade.

Aos que acham que estou sendo muito crítico e incisivo na minha escrita, convido a fazer como os bereanos, pois se algo esta doendo ou incomodando é sinal que precisa de um medico, só nos sentimos mal quando nosso sistema imunológico falha, e temer o médico é o pior caminho, logo o incomodo é um sinal que algo esta errado.

No próximo post, vou falar sobre aqueles que viveram a partir da Reforma Protestante e que do mesmo modo repudiam e rejeitam os judeus bem como a Bíblia.

Referências

Erasmo de Rotterdam, Elogio da Loucura, Martin Claret, 2001,82.

Bart D. Ehrman, O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê, Prestígio, 2006

Para biografia e citações usei estes sítios:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal, pesquisa feita no dia 06 de outubro de 2009.

http://www.ahistoriadaigreja.org/site/page9.aspx, pesquisado em 06 de outubro de 2009 as 10:30hs.

 

Foto: http://images.google.com.br

Texto: Gímerson F. Souza

Um comentário:

Odair José disse...

Prezado amigo Gimerson,

Bastante incisivo e pertubador o seu texto. É preciso bastante pesquisa para elaborar uma reflexão tão contundente como essa. Parabéns pelo excelente texto.
Admirei sua filosofia no penúltimo parágrafo de sua escrita.

Um abraço.