sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Obedecer a D´us ou aos homens?


Estamos a poucos minutos do horário de acendimento da 8ª vela de Chanukah... "Mas o que é isso? É de comer? pra mim, sem cebola!"... seria essa a expresão de um ignorante, não no sentido usual da palavra, porém no sentido correto da palavra, que é desconhecimento.

Nestes últimos dias do ano gregoriano de 2009 vemos uma gama considerável de pessoas envolvidas no chamado: "Espírito Natalino"... onde a tendência é procurarem ser mais humanas e carismáticas com todos e para todos e com isso buscar o "verdadeiro sentido do natal".

Mas que verdadeiro sentido de natal é esse? Aliais o que é o tão falado natal? no dicionário temos a definição: "É a data por ocasião do nascimento de alguém", até ai tudo bem, logo todos nós temos nosso dia natalício... o meu mesmo fica num dos dias do mês de "Av". MAS, e o tal "espírito de natal" que esta sendo tão falado neste mês de dezembro? o que vem a ser?

Dizem por ai que é a data do nascimento de um tal "Jesus"... Será mesmo?... Você já se perguntou se tem lógica tal fato? Por que 25 de dezembro como a data de nascimento desse grande Mestre Rabínico? Isso tudo é uma grande História que remonta a centenas de anos atrás, quando alguém precisou substituir o culto de adoração ao "deus sol" Tamus por uma figura mais usual pra não perder o império... e quem era a figura da moda? quem era a personalidade da vez? Pois é! era ele mesmo: Um Cidadão Judeu, que rezava como judeu, que vivia como judeu, que cumpria a Tora como um bom judeu... MAS porém usaram só o nome do bom judeu; suas crenças, atitudes e comportamento muito pouco foi copiado. Por fim apresentaram um "Jesus" (Yeshua) totalmente destituído de seu judaísmo aos Cristãos, e estes por sua vez assim o aceitaram, inclusive comemorando o aniversario (natal) do menino no dia 25 de dezembro uma data pagã.

Não há o que se discutir, é notório é claro como a luz do meio dia que o Cristo não nasceu em 25 de dezembro, mesmo assim religiões e religiosos insistem em tal data, uma data totalmente anacrônica e anti bíblica instituída por imperadores pagãos nos primeiros séculos de nossa era...

Os protestantes vieram para "reformar" e acabaram por perpetuar a maioria das crendices pagãs babilônicas, gregas etc... e se arrazoam dizendo que cumprem a Bíblia... quanta infantilidade.

Temos "Protestantes" tais como White que ensinou seus seguidores a por arvores de natal dentro dos templos para "beneficiar" aos necessitados com os presentes ali depositados, bem como para alegrar os alunos da escola sabatina etc etc... (Review and Herald, dez. 1879; dez. 1884 e Manuscrito 13, 1896). Enfim, uma eximia fomentadora de tal festa pagã. Mesmo que os fins a que destinava tal arvore pudessem ser nobres, mesmo assim seria uma apologia, uma comemoração das festividades natalinas. Temos ai explicito uma memoração de uma ocasião pagã.

Assim como os Whiteanos, temos outras milhares de igrejas que propagam tal festividade com todo vigor como se bíblica fosse! Muitos fazem até vigílias noturnas em memoração de tal ocasião, levando seus membros a acreditarem que realmente o Judeu Carpinteiro nasceu no dia 25 de dezembro; e lastimável tudo isso.

MAS o que é mesmo Chanukah?... pois é! esta é uma festa bíblica. Ou seja os relatos de tais acontecimentos estão descritos nas escrituras sagradas bem como nas Histórias do povo judeu. Uma festa em comemoração ao livramento concedido por D´us por meio dos Macabeus quando o Templo foi purificado no fim do império grego de Alexandre o grande, quando o chifre pequeno de uma das 4 pontas - descritas no livro de Daniel 8 - profanou o santuário. O responsável por tal profanação foi Antioco IV Epifanes. Então por volta do ano 165 a.C. o Santuário foi purificado depois de ser profanado por 1150 dias ou 2300 tardes e manhas (Daniel 8:14).

Segundo o que é narrado sobrou apenas um recipiente com óleo contendo o selo de pureza, e este montante não era suficiente para acender as luzes até a confecção de óleo novo, porém milagrosamente o único frasco durou 8 dias; dai o motivo de termos um candelabro com oito braços... Chanukah significa: Chanu = Descansaram e Kah = escrito em hebraico com as letras CAF e HE, cujo valor numérico é 25, ou seja, os Macabeus descansaram depois de sua vitória, no dia 25 do mês de Kislev.

Engraçado não é?!... O NATAL que foi ordenado por homens a "cristandade" obedece, enquanto uma festa genuinamente bíblica acabam por execrar. Alias creio que todas festas genuinamente bíblicas são abominadas pelos protestantes bem como por sua progenitora. Festas como Cabanas, Páscoa, Pentecostes etc. Porém, natal; ano novo; dia das crianças; dias das mães; dias de outras tantas coisas acabam sendo comemorados e/ou memorados pelos religiosos. Estes nem ao menos tem idéia da existência das festas bíblicas, e quando as conhecem fazem questão de dizer que foi abolidas e se tornaram coisas futeis. Interessante, o natal não é futil não, mas Chanucah e demais festas biblicas, estas sim são futeis... Meu D´us!

A pergunta que fica no ar é: Obedecer a D´us ou aos homens? Atos 5: 29.

A sorte foi lançada, escolha de que lado quer estar frente ao Trono no dia do julgamento.

Texto: Gímerson F. Souza

Fontes: Sidur;  Fotos google imagem; montagem: Gímerson

Obs. Este artigo foi escrito na sexta feira dia 18-12-2009, ou seja no dia 1 de Tevet, Sétimo dia de Chanucah

2 comentários:

Anônimo disse...

Otimo Texto!!!

Geisaquele disse...

sim..otimo texto xD