domingo, 23 de outubro de 2011

MONOGRAFIA - Para Conclusão do Curso de Ciências Jurídicas

Mais uma vez o cenário se avizinha, e prestes estamos a redigir mais uma Monografia, desta vez para a Conclusão do Curso de Ciências Jurídicas, e o Tema proposto me é inerente, uma vez que sempre gostei de enveredar entre os saberes da religião.

Eis o tema:

A INFLUÊNCIA DO POVO DO LIVRO SOBRE O ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO.

Enquanto Justificativa, temos:

Analisar este tema trará a tona uma discussão pouco usual, uma vez que o ensino majoritário diz que nosso ordenamento jurídico sofreu/sofre influência de normas vindas de povos tais como romanos, gregos, babilônicos seguidos de germânicos e afins. O que não deixa de ser uma verdade.

Porém temos muitas verdades, e escolher uma em detrimento de outra faz nos lembrar da celebre frase de Albert Einstein (que a propósito é membro do Povo do Livro), onde nos relatou: “Se a Teoria da Relatividade se mostrar correta, os alemães me chamarão de alemão, os suíços dirão que sou suíço e a França me rotulará de grande cientista; se estiver errada, os franceses dirão que sou suíço, os suíços me chamarão de alemão e os alemães me acusarão de judeu.” Ou seja, a verdade “salutar” será sempre aquela que interessa a uma determinada situação, onde favoreça o detentor do discurso oficial.

Mostrar que muito do nosso Ordenamento Jurídico procede dos hebreus, evidencia – e ouso dizer – que muito do que temos de direito “romano”, “germânico” entre outros também sofreram influência das normas daquele povo que outrora fora nômade e fixaram seus limites a uma das margens do Grande Mar.

Porque digo isso? Partindo do próprio conceito de vários autores, onde mostram que o direito romano, por exemplo, em seu apogeu, remonta a algumas poucas centenas de anos a.C. já os escritos e relatos das normas e preceitos dos hebreus remontam há muito mais tempo.

Não pretendo esgotar o assunto, muito menos reverter os conceitos já fixados pela historiografia jurídica, tão somente pretendo elucidar, enfocar, conversar, apontar que existem outros parâmetros que explicam nossa herança Lex.

Destarte faz jus, ponderarmos a respeito da temática proposta, que per si, justifica o embate teórico metodológico que pensamos em trançar, redigindo assim texto e contexto desta tão bela e por vezes intrigante história de um povo que tem ao longo da história mundial, dado sua contribuição para fomentar aquilo que é justo.


Texto: Gimerson

Foto: google imagem

Um comentário:

Geisaquele disse...

vc ta fazendo coleções de monografias...
Boa Sorte em mais essa etapa :)