quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

E O FIM DO MUNDO SEMPRE EMBARAÇANDO

Correu o mundo a tal "profecia Maia" dando conta que no último dia 21/12/2012 acabaria o mundo, etc etc, enfim, uma história conhecida por todos aqueles que tem acesso há algum tipo de informação.
Fizeram muito alarde, porem com conotação humorística, ninguém levou a seria a fatídica data, a não ser alguns mais ligados com assuntos exotéricos.
Mas, poderia ser muito diferente, caso tal anunciação fosse a algumas décadas ou séculos atrás, pois o povão estavam muito mais ligados e amedrontados com essa coisa de fim de mundo, volta de Jesus, ou ataque alienígena ou alguma coisa a semelhança de um apocalipse, uma destruição funesta e final.
Não sei se os Maias remanescentes acreditavam mesmo neste dia 21 como "o fim", pois tudo que consegui ler foram relatos de outros povos a respeito deles. vai ver nem eles (os Maias) divulgaram tal possibilidade. Como disse: Não Sei.
Mas se eles realmente divulgaram e acreditaram em tal possibilidade, posso imaginar o emaranhado discursivo que estão criando/criaram para justificar o não acontecimento sinistro.
Talvez houve um "período de tardança", e um pequeno vacilo n´alguma interpretação equivocada de um tão magnifico acontecimento. Talvez a destruição final teve uma "vinda invisível  e tudo que você esta vendo e ouvindo no mundo hoje é apenas uma negativa de sua mente rudimentar em acreditar que tudo esta um caus. kkkk.
Porem se os Maias usarem tais justificativas acima elencadas estarão plagiando outros "fim de mundo/fim de era/fim de sistemas" já dantes profetizados e não acontecidos porem devidamente justificados e pacificamente aceitos pelos aguerridos seguidores de profetas de outrora que tiveram a chance ainda de em vida justificarem suas infaustas afirmações.

Você não sabe do que estou falando? respondo então:
Guilherme Miller profetizou a volta de Jesus para 1843, porem a profecia falhou. Justificativa: "período de tardança". Destarte, empurrou para mais um ano o "fim do mundo" afirmando que no 10º dia do 7º mês (calendário judaico), na primavera de 1844 voltaria o Cristo. Triste engano, pois novamente não veio o tão sonhado fim, e a decepção nas duas ocasiões foram notórias, inclusive com muitos perdendo tudo que tinha. Miller parou por ai, mas seus audazes seguidores sob esteio de Ellen White construíram outras justificativas e hoje formam aqueles que são conhecidos por Adventistas do Setimo dia e suas variantes, que tem na pessoa de White sua profetiza, conhecida no meio como "o Espirito de Profecia".
Charles Taze Russell, entre muitas profecias e outras cias, afirmava que o Cristo viria em 1914. Advinha? pois é, não veio. Justificativa: fez uma "vinda invisível" e esta governando o mundo desde 1914. Os Russelitas (seguidores de Russell - muitos não gostam de serem assim chamados) acreditam piamente nesta tese da justificativa da "presença invisível" para acalentar a falha da profecia. E como se não bastasse um proeminente sucessor de Russel - Joseph Franklin Rutherford - afirmou posteriormente uma outra lastima: "Milhões que agora vivem, jamais morrerão", ou seja, o fim do mundo (fim dos sistemas de coisas - como eles gostam de dizer) seria visto por milhões que deveriam estar vivos. E agora José? 

Lembramos ainda dos fatos: "mil passará e dois não chegará" utilizado em vastos colóquios por religiões e que ninguém se dignou a justificar o fato, vai ver porque não tinha um endereço certo de quem era essa profecia. E Nostradamus? o coitado esta morto, e ninguém justificou por ele a "falha" em sua profecia.

O fim do mundo é uma coisa que ainda fascina, fascina por ver aqueles que piamente acreditam que o mundo terá fim, bem como (pior ainda) aqueles que aceitam de bom grado as "justificativas. Sobre tudo os religiosos que fazem tão grande alvoroço com o referido assunto.

Quantos fim de mundo o Mundo já teve? é, acho que estamos no fim do mundo mesmo. kkkk.

Texto: Gímerson F. Souza
Foto: Copiei na net: http://calendariosagrado.org/blog/page/5/

Nenhum comentário: