segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

DUAS CATEGORIAS DE SERVIDORES EM CÁCERES-MT

Talvez pouquíssimas pessoas saibam, mas a partir de Julho de 2012, os Servidores Públicos Municipais  de Cáceres foram divididos em duas categorias, a saber: Os Procuradores e os Outros. Logo, se você não é Advogado do município (procure chama-los de procuradores se não quiser encrenca) automaticamente esta incluído na outra "Catiguria": OS OUTROS.
Tal divisor de águas surgiu com a Lei Complementar 96 de 18 de Julho de 2012, devidamente aprovada pelos caridosos da Câmara Municipal e sancionada pelo nobre e tão gentil prefeito.
Vale de antemão ressaltar que a referida LC tem seus pontos válidos.
Mas, no quesito ISONOMIA, no quesito do que é JUSTO, é sem dúvida a mais cruel, desproporcional e abismal das leis municipais  cacerense, onde outorgou a uma parcela ínfima dos servidores públicos municipais prerrogativas se não ilegais, no minimo censuráveis e desprovidas da imparcialidades necessárias ao bom andamento da coisa pública.
A referida LC é composta de 89 artigos e 1 anexo, e traz em seu bojo disparidade que doí aos ouvidos o ouvir e arde as vistas ao ler. Senão vejamos:
1 - Aos Procuradores: 15 dias de licença paternidade; aos OUTROS: 5 dias;
2 - Aos Procuradores: Ajuda financeira para participar de seminários a doutorados (licença remunerada); aos OUTROS: entregues a sorte;
3 - Aos Procuradores: ir do nível I ao IV (nível IV seria para quem concluísse Doutorado) com apenas cursinhos de 360 horas; aos OUTROS: vai fazer doutorado se quiser galgar o nível IV.
4 - Aos Procuradores: Fazer o concurso para prover seus próprios integrantes; os OUTROS: tudo no mesmo pacote em concurso feito pela prefeitura normalmente;
5 - Aos Procuradores: Jornada de trabalho de seis horas (30 horas); Aos OUTROS:  40 horas sem choro;
6 - Aos Procuradores: Diária equivalente ao de Secretário; Aos OUTROS: aquela diariazinha que você já conhece;
7 - Aos Procuradores: Permitido utilização de meio próprio de locomoção (carro próprio) com indenização de 20% do vencimento base percebido mensal; Aos OUTROS: sem comentários;
8 - Aos Procuradores: Adicional por serviço extraordinário, com acréscimo de 100% em relação à hora normal de trabalho; Aos OUTROS: alguém ai (sem ser os chegados) recebem hora extra?
9 - Os Procuradores: só vão responder consultas para o Prefeito, vice, procurador geral, secretários e ao chefe da controladoria; aos OUTROS Técnicos (engenheiros, contadores, etc etc) como dito: são OUTROS;
10 - Os Procuradores: Regidos pela LC 96/2012; Os OUTROS: "O pessoal de Apoio Administrativo é regido pelo PCCS do Município a que estiver relacionado a LC 25/97 e LC 48/03". Art. 79 Lc 96/12.

Enumeramos alguns disparates da novíssima LC 96/2012, e como podes bem ver, ela macula em muito a Isonomia que deveria ser aplicado a todos servidores.

E como se não bastasse a referida LC 96/2012 deu liberdade os Procuradores para como bem entenderem regulamentar determinados itens que lhes deram um certo foro privilegiado frente aos demais servidores, e para não perderem tempo já emitiram mais alguns decretos/portarias/leis lhes favorecendo em diversas situações e setores, como os abaixo elencados:

Decreto Nº 001/2012-PGM, de 24/11/2012: "Dispõe sobre o horário de expediente da PGM, institui o banco de compensação de horas e dá outras providências". Essas providências são: 1 - Cria o Banco de Compensação de Horas, que quer dizer: faz hora extra e poderá usar ela quando quiser faltar um belo dia. 2 - Consolidar a afirmação da redução de hora de trabalho para 30 horas semanais. 3 - Atender ao Público das 12 as 14:00 horas apenas (coitado do contribuinte que vier de longe e chegar as 15:00 horas na prefeitura).

Portaria Nº 619, de 30/11/2012: Enquadramento ao Nível IV (que deveria ser em formação acadêmica de Doutorado) da maioria dos atuais Advogados (Procuradores). Isso vai mexer um pouquinho na folha não? e também majorar de sobre maneira os salários.

Lei 2.349, de 20/12/2012: Por fim cria o órgão 16.000 no orçamento municipal  com mais de 1 milhão de reais. Claro, assim podem elevar-se todos ao nível máximo, e os OUTROS? que se... Outro dado interessante é que este órgão 16.000 tem mais valor alocado do que algumas Secretarias tradicionais.

E agora? Ao meu ver, se não houver uma correção com a revogação total da referida LC 96/2012 ou de artigos que ferem a Isonomia entre os servidores deste município sob a alegação de que a LC 96 não é eivada de vicio e está dentro dos padrões legais e éticos, e que estou vendo coisa onde não tem; cabe a nós, os demais servidores que também passamos anos a fio em uma cadeira na Academia, que temos nossas formações técnicas  que exercemos de igual modo trabalhos imprescindível ao bom andamento da coisa pública, que fomos TODOS concursados a 40 horas de trabalhos semanais: solicitar o principio da Isonomia e que um mesmo principio atenda a demanda de todos, não fazendo distinção entre servidores e servidores.

E ainda sobre a revogação da LC 96/2012 muito se ouviu nos corredores e nenhum dos que tinham poder para solicitar a revogação/correção o fez. E alguns dos que declararam sua inconformação com a referida LC 96 estarão na nova Gestão. Vamos ver se continuam críticos ou se vão horar seus salários se tornando institucionalizados e discípulos dos conformes.

E para encerrar meu "devaneio" sou expressamente contra majorar salário mudando de Nível com apenas especializaçõezinhas pois isso é um desrespeito com quem quer estudar. Fica a dica.

O que escrevi é meramente técnico  não tenho nada contra pessoa de ninguém  apenas quero ser tratado com justiça e igualdade, e não me sentir como se estivesse vivendo em 2 mundos distintos.

E que neste novo ano (2013) possamos todos caminhar rumo a uma cidade melhor, e isso meus amigos, depende de cada um de nós, sem querermos ser melhor do que ninguém, apenas tratarmos e sermos tratados com a Isonomia que merecemos.

Texto : Gimerson Ferreira de Souza
Foto: http://www.activismodesofa.net/2010/10/dois-mundos.html

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

E O FIM DO MUNDO SEMPRE EMBARAÇANDO

Correu o mundo a tal "profecia Maia" dando conta que no último dia 21/12/2012 acabaria o mundo, etc etc, enfim, uma história conhecida por todos aqueles que tem acesso há algum tipo de informação.
Fizeram muito alarde, porem com conotação humorística, ninguém levou a seria a fatídica data, a não ser alguns mais ligados com assuntos exotéricos.
Mas, poderia ser muito diferente, caso tal anunciação fosse a algumas décadas ou séculos atrás, pois o povão estavam muito mais ligados e amedrontados com essa coisa de fim de mundo, volta de Jesus, ou ataque alienígena ou alguma coisa a semelhança de um apocalipse, uma destruição funesta e final.
Não sei se os Maias remanescentes acreditavam mesmo neste dia 21 como "o fim", pois tudo que consegui ler foram relatos de outros povos a respeito deles. vai ver nem eles (os Maias) divulgaram tal possibilidade. Como disse: Não Sei.
Mas se eles realmente divulgaram e acreditaram em tal possibilidade, posso imaginar o emaranhado discursivo que estão criando/criaram para justificar o não acontecimento sinistro.
Talvez houve um "período de tardança", e um pequeno vacilo n´alguma interpretação equivocada de um tão magnifico acontecimento. Talvez a destruição final teve uma "vinda invisível  e tudo que você esta vendo e ouvindo no mundo hoje é apenas uma negativa de sua mente rudimentar em acreditar que tudo esta um caus. kkkk.
Porem se os Maias usarem tais justificativas acima elencadas estarão plagiando outros "fim de mundo/fim de era/fim de sistemas" já dantes profetizados e não acontecidos porem devidamente justificados e pacificamente aceitos pelos aguerridos seguidores de profetas de outrora que tiveram a chance ainda de em vida justificarem suas infaustas afirmações.

Você não sabe do que estou falando? respondo então:
Guilherme Miller profetizou a volta de Jesus para 1843, porem a profecia falhou. Justificativa: "período de tardança". Destarte, empurrou para mais um ano o "fim do mundo" afirmando que no 10º dia do 7º mês (calendário judaico), na primavera de 1844 voltaria o Cristo. Triste engano, pois novamente não veio o tão sonhado fim, e a decepção nas duas ocasiões foram notórias, inclusive com muitos perdendo tudo que tinha. Miller parou por ai, mas seus audazes seguidores sob esteio de Ellen White construíram outras justificativas e hoje formam aqueles que são conhecidos por Adventistas do Setimo dia e suas variantes, que tem na pessoa de White sua profetiza, conhecida no meio como "o Espirito de Profecia".
Charles Taze Russell, entre muitas profecias e outras cias, afirmava que o Cristo viria em 1914. Advinha? pois é, não veio. Justificativa: fez uma "vinda invisível" e esta governando o mundo desde 1914. Os Russelitas (seguidores de Russell - muitos não gostam de serem assim chamados) acreditam piamente nesta tese da justificativa da "presença invisível" para acalentar a falha da profecia. E como se não bastasse um proeminente sucessor de Russel - Joseph Franklin Rutherford - afirmou posteriormente uma outra lastima: "Milhões que agora vivem, jamais morrerão", ou seja, o fim do mundo (fim dos sistemas de coisas - como eles gostam de dizer) seria visto por milhões que deveriam estar vivos. E agora José? 

Lembramos ainda dos fatos: "mil passará e dois não chegará" utilizado em vastos colóquios por religiões e que ninguém se dignou a justificar o fato, vai ver porque não tinha um endereço certo de quem era essa profecia. E Nostradamus? o coitado esta morto, e ninguém justificou por ele a "falha" em sua profecia.

O fim do mundo é uma coisa que ainda fascina, fascina por ver aqueles que piamente acreditam que o mundo terá fim, bem como (pior ainda) aqueles que aceitam de bom grado as "justificativas. Sobre tudo os religiosos que fazem tão grande alvoroço com o referido assunto.

Quantos fim de mundo o Mundo já teve? é, acho que estamos no fim do mundo mesmo. kkkk.

Texto: Gímerson F. Souza
Foto: Copiei na net: http://calendariosagrado.org/blog/page/5/

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

312 - A Tormenta Chegou!

Alea jacta est. A TORMENTA se avizinhou (quem leu o outro post entenderá).
E agora? cada um por si? salve se quem puder?
Ou é o momento de dizer: Sou apoiador desde criancinha, sempre torci para esta coligação vencer o sufrágio.
Tentar correr atrás do prejuízo? Tentar "costurar" alianças valiosas que preservarão pescoços? Será que agora perco minha valiosa FG? Minha agradabilíssima Coordenação? Meu questionável e injusto desvio de função? Será que vão me fazer trabalhar? e Cumprir com minhas obrigações de prerrogativas transcritas no Edital de Concurso? Bater ponto? Não, isso não, não pode ser tão cruel assim!
Será que minha incorporação de PALHAçada será posta a prova pelo "lobo mau" que assopra e assopra? Será que vão descobrir que não fiquei 5 anos ininterruptos ou 10 anos alternados para obter minha incorporação? Será que vão atalaiar a inconstitucionalidade da incorporação só porque ela onera "um pouquinho" a folha?
Mas as fotocopias e impressões que sempre tirei nas fotocopiadoras/impressoras lá do setor isso não será barrado não né? Sou servidor público e tenho acesso/direito a imprimir minhas apostilas, receitas, desenhos para meus filhinhos/sobrinhos/vizinhos/aluninhos colorir! E minha coleção de canetas e lápis, clips, borrachas, elásticos, réguas, bloquinhos e afins, que peguei durante muito tempo, vou ter que devolver? Que falta faz pra Prefeitura um clipsinho? será muita arrogância deste moço se ele ficar no pé cobrando controle até dessas coisinhas bestas de almoxarifado!
MAZAL TOV para todos aqueles que mesmo com salários vergonhosos, mesmo que debilitados com as perspectivas até aqui trilhadas, mesmo jogados a sarjeta das condições decentes de trabalho, têm a esperança de viver novos rumos com esta "A Tormenta que Se Avizinhou".
O ar respirado após uma densa chuva em um tempo de sequidão tem uma sensação especial de bem estar, por isso amigo(s) não fique(m) com medo, a menos que você tenha motivos pra ficar com medo vai meu conselho: FIQUE(M) COM MEDO.
Só espero não estar colocando muita fé nas possíbilidades, e ver as esperanças novamente indo embora nas asas da ilusão.

Texto: Gímerson F. Souza
Foto: por Gimerson - Cais de Cáceres.
Alea jacta est - Latin: A Sorte Esta Lançada.
Mazal Tov - Hebraico: Boa Sorte.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Esperança ou Utopia - A Tormenta se Avizinha ao Paço Cacerense



Outro dia fiquei chocado e estarrecido, ao ver um servidor público municipal muitíssimo preocupado, e o pior, a preocupação não era só dele, era compartilhada. Pois há um certo burburinho de que um malefício muito tenebroso se avizinha, ou pelo menos ronda este paço municipal.
Qual o motivo que me fez ficar atônito? Simplesmente um comentário, a saber:
- O pessoal está com medo se "o fulano" ganhar (não sei se posso colocar o nome), pois ele vai ser muito mau para os servidores municipal.
-Como assim mau?
- Ele vai ser muito rígido como ele é nos negócios dele.
- Mais existe algum erro nisto?
- É que ele poderá cobrar muito do servidor.
- Oxi, desde que tudo esteja dentro das normas da legalidade não há nada de ruim nisto.
- É, mais ele poderá... é... enfim.

Enfim, trocando por miúdos, o cidadão (servidor devidamente concursado), estava me relatando que é preocupação de muitos em ganhando as eleições - o candidato acima mencionado - venha a ser rigoroso com os horários e outros procedimentos da prefeitura.

Ora senhores, ganhando quem ganhar, pra mim não fará diferença este ou aquele ou ainda aquele outro candidato, desde que paute pela legalidade das coisas, tudo estará dentro dos conformes.

Certos (MUITOS) servidores, tem medo porque sempre viveram uma vida regalada dentro da serventia pública, onde suas vontades eram levadas a cabo sem receio, pois não tinham medo de ser penalizados.

Alguns estão vendo nos candidatos que se avizinha um outro espírito, algo que pode acabar com a farra de casa de mãe Joana instaurada neste paço (entre uma meia dúzia ‘novamente leia-se MUITOS’) que sempre foram beneficiados por conchavos e “tudo bem, deixa isso pra lá, pois uma mão lava a outra”, e agora parece que a casa vai cair, eis o motivo do medo daqueles que tem algo a temer.

Engraçado isso né? Chega a ser redundante: “Só temem aqueles que têm algo a temer” kkk..., porque esse medo? Porque essa nuvem tenebrosa paira sobre pensamentos de alguns? Ao ponto de já estarem montando barricadas para combater o “implacável” inimigo que ao que consta lhes tirará de uma sempiterna vida boa e os colocara para trabalharem.

Oh injustiça! Esses caras não podem fazer isso com os servidores não, quem são eles pra chegarem ao Poder e ir se metendo assim? Ler livros? Fazer capacitação? Assistir palestras técnicas? Ahhhh vá te ferrar né? Cumprir horário? Fazer os despachos em no máximo 48 horas? Não 'esquecer' documentos em gavetas! Ser penalizados por 'equívocos' constantes? Esses Candidatos devem estar loucos.

Incorporações irregulares? Pessoas ganhando super salários? Outros majorando seus vencimentos com diárias duvidosas? Servidores chegando a hora que bem entendem? Servidores indo embora mais cedo? Servidores que chegam uma hora mais tarde e vão uma hora mais cedo por que tem que levar/buscar seus filhos na escola?... Não Senhor! No Paço municipal cacerense isso não existe. Servidores que acham que o almoxarifado é escritório da casa deles, onde levam canetas, clipes e afins e imprimem toda sorte de material particular nas impressoras? Isso é uma calunia descabida, pois o controle é total e todos tem consciência de não usar o bem público em benefício próprio.

Carros oficiais a serviço particular?, Isso jamais se viu nesta prefeitura. Todos carros tem planilhas com horário de saída e entrada, pra onde foram, quem levaram e o que fizeram, isso sem contar o controle do combustível que é rigoroso. Motoristas só andam com cintos afivelados e não saem com o carro enquanto os demais ocupantes não colocam os cintos e jamais dão carona. Se alguém afirmar algo ao contrário é mera falácia.

Sinceramente, não entendo essa tão angustiante preocupação por parte dos servidores quanto ao futuro gestor desta Prefeitura. Ta bom, to ironizando, mas é cômico demais. Servidor com medo? Só deve ser piada. Mas é serio senhores, tem muita gente com medo. Deve ser pelo fato de avistarem seus privilégios se desintegrando em um futuro próximo. Como dizem por ai: A Tormenta se Avizinha.

Sabe! Já é hora que alguém coloque ordem nessa bagaça e fico feliz de saber que isso pode acontecer agora neste pleito. Quem sabe o próximo gestor possa ser alguém justo que faça as devidas correções para que a desigualdade sobre tudo salarial seja definitivamente corrigida, QUE O PCCS SEJA DEFINITIVAMENTE CORRIGIDO Refletindo assim uma justiça equânime, que vantagens forjadas nos conluios acordos sejam desmanteladas, daí teremos tudo para crescermos enquanto servidores, como cidadãos como munícipes que tira o chapéu para o Gestor, e o Município crescerá em qualidade de vida. E os munícipes agradecerão.

Fica o sonho de ver motorista sendo motorista; advogado sendo advogado; serviços gerais sendo serviços gerais; professor em sala de aula sendo professor; fiscal sendo fiscal; contador sendo contador; técnico nível médio exercendo suas funções técnicas de prerrogativas; pedreiro sendo pedreiro; redator sendo redator; mecânico sendo mecânico; jornalista sendo jornalista; engenheiro sendo engenheiro e assim sucessivamente, sem o horrendo: “Desvio de Função” que só traz injustiça.

E ainda o sonho de termos servidores devidamente capazes exercendo funções administrativas/técnicas relevantes e não apadrinhados políticos (mesmo que sejam concursados) que só atravancam o sistema, pois geralmente não tem a mínima noção do que estão fazendo.

Servidores trabalhando com seus equipamentos modernos, com mesas e cadeiras confortáveis, e não “trabalhando” em casa recebendo gordas horas extras, proibidas/negadas para muitos e distribuída à vontade para poucos (inclusive secretários – isso é o cumulo do absurdo, secretários receberem horas extras).

E lembrem-se servidores, o que é legal será sempre legal (enquanto a lei estiver vigente), e contra o ilegal não existe direito adquirido. Porem o “legal” sempre terá que ter a anuência constitucional.

Concursados sendo valorizados e cota zero para contratados políticos pretensiosos. Fica aí a esperança. Que não seja utópica.

Texto: Gimerson F. Souza
Foto: Gimerson

sábado, 28 de julho de 2012

Sem Saída: Eu Sou Você.

Eu vi tudo! Presenciei a cena.
Estava lá, e sei dos detalhes turvos,
Você não conta pra ninguém, mas eu sei.

Finges muito bem, és um bom ator/atriz;
A todos engana, menos a mim,
A única pessoa incapaz de você enganar.

Sei de coisas horríveis a teu respeito,
Teus algoz mexeriqueiros nada sabem,
Quando se juntam para de ti falar mal,
Deveriam me chamar.

O que fazes nas penumbras eu observo na claridão;
O que escreves no reverso os leio no anverso;
Quando caminhas por vales perigosos te acompanho,
E geralmente lhe aconselho a não ir.

Quando choras, eu sorrindo digo: te avisei;
Quando sorri, as vezes estou a chorar;
Quando tropeças sou o primeiro a te dizer:
Avisado fostes.

Quem sou eu?... Não, não sou transcendental;
Não sou um anjo, arcanjo ou alguém da categoria;
Sou apenas tua consciência.
E agora cabisbaixo, confirmas: Sim você sabe de tudo.

Ninguém, a não ser você mesmo sabe de teus erros e acertos.
Sabes, porem escondes atras de uma velha e maquiada mascara.
As pessoas te curtem, eu lhe condeno. você se condena, pois sou você.

Eu sei de tudo! E vou, quando inquerido pelo meu criador, contar tudo.
Tudo que escondeu de todos.
Todos vão ficar sabendo quando eu mesmo narrar o que sei sobre mim.

Saberão estão meus erros! E em contra partida saberão meus acertos.
Que meus/teus acertos sejam maiores para sobrar saldos positivos.

Se não sem saída vais ficar, quando em saldo negativo sua vida transformar.
Eu sei de tudo.


Texto: Gimerson
Foto: Google por ai

domingo, 17 de junho de 2012

Monografia - AGRADECIMENTOS



            A quem agradecer? Porque agradecer?... Muitos cruzaram nossos caminhos e nos legaram de alguma forma aprendizados que nos elevaram ao céu ou, nos jogaram terra depois de atirarmo-nos no mais profundo poço!
            Seriamos justos em agradecer só aqueles que nos massagearam o ego? Ou devíamos agradecer também aqueles que nos fecharam os caminhos? Não é fácil demonstrar amor ao próximo quando ele contra tudo o que é racional nos coloca pedras de tropeços.
            Já vivi tempo suficiente para ver o que o poder faz nas cabeças das pessoas, já assisti situações que mais pareciam tramas de filmes ou comédias/tragédias gregas, salpicadas de intolerâncias e prepotências.
            Mas, tudo isso faz parte da jornada: flores e espinhos, e às vezes nos vemos no mais emaranhado espinhal possível, e neste momento nos aparece alguém, que com um sorriso ajuda-nos a vencer as labutas, que com maestria nos lega aprendizados que fará desviarmos dos obstáculos, e nos conduziram as mais belas planícies florais.
            Porem existe aqueles que nos empurram sem piedade para o espinhal, cuidando estarem fazendo um bem maior, pois eles estão dotados de motivos (que atendem só aos seus intentos) e, praticar a vingança ou limpar alguém do caminho é motivo suficiente para tomar decisões unilaterais sem perscrutar e nem se importar com os resultados advindos desta tão malfadada decisão.
            Nesta jornada, agradeço sem dúvida antes de tudo ao Eterno o D´us de Israel a quem me rendo e a quem quero servir, mesmo sabendo pela longa história da vida que aqueles que optaram por segui-lo passou por vários martírios, mas estamos ai, e seguimos a jornada.
            De modo singelo quero agradecer a todos que de alguma forma fazem parte de minha caminhada por essa vida! Aqueles que de perto me acompanharam e acompanham e também aqueles que de longe ou de muito perto jogam pedras, e confesso amigos, tem pedradas que doem muito, e às vezes querem nos tirar da jornada, e doem mais ainda quando portas nos são fechadas, mas o Eterno é maior.
            A minha “espetacular” família que tanto me apoiou, querida esposa e nossos 15 filhos... hun!... família? É... digo... enfim, o que dizer... Agradeço de coração a meu querido pai – Milton Ferreira Soares – que tem me tolerado dia após dia e a quem quero dar lhe duplicadas honras, e que o Eterno lhe agracie sempre e sempre.
            Geisaquele Soares, minha irmã mais bonita e presente, e ao seu esposo Rosmar Nervis, apesar de ausentes, a distância nunca me fez lhes esquecer... obrigado por tudo. Gideão de Souza Soares, o velho ‘Curintiano’ que agora tem assunto nas mesas de debates da Libertadores, o meu carinho especial irmão. E ao Gleidison de Souza Soares e sua esposa Raquel Boeira, que a felicidade sempre possa ser uma parceira inseparável em sua vida.
            Não poderia deixar de fora meu tio que em momentos fáceis e difíceis sempre se mostrou um grande companheiro, Geremias Antonio de Souza, que tudo de bom lhe ocorra.
            Um abraço e um agradecimento mais do que especial aos membros da tão nobre Beit/Cáceres, a comunidade com que a anos comungamos de um mesmo ideal. E ainda um agradecimento extensivo a todos da CINA – Congregação Israelita da Nova Aliança.
            Agradeço ao Professor Ms. Juliano Moreno Kersul de Carvalho pelo apoio e parceria nesta singela obra; aprendi e levarei pela vida muitas instruções colhidas na seara acadêmica, obrigado pelos apontamentos e pelos livros que ampliaram ainda mais meus horizontes enquanto um eterno aprendiz da vida. Agradeço ainda a nobre banca que foi incumbida de avaliar este trabalho, meus sinceros agradecimentos.
            A todo corpo Docente do curso, que além de aprendizado nos legou conselhos para a vida toda, agradeço aos professores que não mediram esforços em ajudar e acompanhar em minha formação. Agradeço também aqueles que foram apenas figurantes neste curso, pois aprendi exatamente como não agir se um dia a vida me proporcionar a oportunidade de ser um mestre.
            Aos colegas de sala, não poderia faltar o meu muito obrigado por tudo, até pelas tiradas às vezes imerecidas não é senhorita... ah deixa pra lá!
            Ao nobre colega de longa data unematiana Emerson Rodrigues da Silva, que a 8,5 anos caminhamos pelas sendas acadêmica, no curso de História e agora em Ciências Jurídicas, obrigado pela parceria. Aos irmãos Odair e Marcio José da Silva que sempre nos tem trazido o forte braço da amizade e companheirismo, o meu muito obrigado.
            Meus caríssimos é sempre presente colegas de faculdade: Marco Antonio Rodrigues da Silva, José Augusto Costa, Luiz Felipe Carniel, Avelino Santiago Sena, João Batista Vanini, Adelk Souza Dantas, Pedro Angelo Ditz, ao nobre colega de sobrenome homônimo: Geraldo Ferreira de Souza, a minha vizinha de rua e colega de curso Claudia Patrícia Rodrigues de Oliveira, Aline ‘Paris’[1], Ângela Maria Martini, e a inesquecível Nayara São Marco Bassaroti, a todos vocês meu muito obrigado por tudo.
            Aqueles que não estão mais conosco no curso, aqueles que o curso da vida os levou a outras rotas, a saber: Jeane Sthefany Barcelos de Souza (você faz muita falta naquela sala – saudades), Eduardo Gonzaga Silva, Leiliane Lopes da Silva, Leandro Nogueira Pressinotti, Alex Queiroz da Silva,Cézare Pastorello Marques de Paiva, Marcelo Kurtz, Taynara Pouso Neves, Auriany Mazzer Marques Silva, Luiz Carlos Pereira Lima, saudades de todos.
            Aos demais colegas de sala: Giovanna, Rafaela, Larisse, Geisybel, Cristiane, Kamilla e o nobre Helder, valeu pela jornada, pelas experiências compartilhadas.
            Um agradecimento a Mayara Ribeiro de Morais, que de certo modo também acabou por fazer o curso, e nos bastidores sempre soube com um sorriso singelo dar alento aos apertos da vida.
            Fica aqui também meu agradecimento aos colegas de serviço, que com incentivo ou com um simples gesto positivo tem dado força para continuar a jornada, agradeço aos colegas do Setor Contábil: Arnaldo, Donatila, Keila Bergamo, sendo esta uma companheira inseparável e de muita estima, e ao nobre colega de quebra cabeça nas Prestações de Contas: Jorge Augusto. Não poderia me esquecer de citar aqui a colega Simone Garcia Paesano, que se transformou alem de uma colega de serviço, em uma amiga. Enfim, a todos da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Cáceres, o meu abraço.
            E como poderia deixar passar em branco os nomes de Valéria Alves de Souza e Demis Rogério Rodrigues Costa, nobres colegas da Secretaria de Governo que sempre nos divertimos até mesmo nos momentos mais complicados de nossas labutas, o meu carinho.
           Aos amigos conhecidos e anônimos, onde quer que estejam meu muito obrigado, aos amigos virtuais que a vida não proporcionou ainda conhecer de rosto, meu agradecimento pelas palavras de apoio e incentivo, entre outros Senhorita Michelli Cristina Ferreira Guarezi.
            Enfim, a todos o meu sincero agradecimento.
            Que D´us incute em mim essa sabedoria de nunca, NUNCA querer o mal a meu próximo e que todas as minhas decisões possam ser visando a inclusão e nunca a exclusão e que possa sempre estar lembrando de princípios tão primordiais que fizeram e fazem parte da vida daqueles que se curvam as leis dos filhos de Israel, a saber: Solidariedade, ser Justo e, sobre tudo ser Imparcial sempre.


[1] Aline França da Silva Santos – as vezes a chamava de Aline ‘Paris’.


Texto: É nosso mesmo, versão final dos Agradecimentos da Monografia
Foto: Um dia desses ai - mês de junho/2012 que fez um friozinho bom, enquanto monografava.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Não Concordas? Fazes Bem.


O bom do mundo é que tem gosto para tudo,
Sendo assim, desnecessárias seriam tais escritas,
Pois cada um vive como quer, meneados pela sua própria estupidez,
Regado pelo livre arbítrio de pensarmos que nossa tese é a correta.
MAS... Existem regras! – seguem as regras quem quer ou quem tem juízo.
Às vezes penso que sou desajuizado,
Pois regras, parecem que não foram feitas para mim,
Bom senso? Sempre é bom. Há contraditório.
Insurgir! Poderá abrir novos horizontes. PODERÁ.
Tente! Não custa nada, bom... Assim espero.
Não concordou? Discorde, apenas deixe isso claro.
O bom da vida é: tem gosto pra tudo.

Texto: Gimerson
Foto: do google por ai!

domingo, 6 de maio de 2012

Porque não tenho Facebook?

Algumas vezes amigos, desconhecidos e afins, me perguntam porque não tenho o bendito treco ai acima descrito. A Resposta mais obvia e direta seria: Porque não quero.
Mas como em todos casos o discurso e as inquisições e inquirições nos requisita uma resposta fundamentada nem que seja em nada. Pois bem, vamos lá.
Serio?... tenho que discursar a respeito do porque não quero?... o simples fato de não querer já não vale como  uma resposta sensata, real, integra e completa?
Sabe! vejo tudo isso como uma redoma onde muitos buscam sensação de pertencimento ou auto inclusão, pois não vivem mais sem tais coisas, o que é uma falácia, pois se vive sim sem tais "ferramentas de sociabilidade". Lembrei-me de uma fala que ouvi outro dia, que nas receitas de Chantili não tem mais como fazer manualmente, somente usando aparelhos elétricos... vá cata coquinho... quando inventaram o bendito creme com nata e açúcar existia energia elétrica?
Tudo bem que é uma falsa sociabilidade pois dos trocentos e tantos "amigos" que se tem nessa coisa é de se garantir que não é amigo com todas as letras nem de 10%, por isso mesmo disse que é uma busca por pertencimento. Tem se a necessidade quase incontrolável de dizer que faz parte de algo maior.
Mas porque não buscam extrapolar? porque não buscam sair dessa redoma de vidro e vivenciarem um contato real? porque precisam tanto ficar olhando de hora em hora se recebeu um comentário ou se sua foto caiu no gosto dos "Amigos"? estranhos tudo bem, mas amigos.... kkkk, vai lá entender.
De nada vale amigos virtuais se quando você os encontra na vida real mais parece virtuais, distantes, sem semblantes, mascarados, fingindo que ainda estão dentro das redomas que os protegem. E assim não sentem remorso algum de continuar ignorando a existência do próximo. Não é mesmo José, Maria, João, Rachel, Felipe, Mirian, Marina, Kamila, Pafuncia, Fulano e Cicrano, Poetas e Filósofos!?.
SÓ LEMBRANDO QUE EXISTEM EXCEÇÕES A REGRA.... MAS AQUI FALO DA REGRA.
Orkut?... sim tenho e ainda não o excluí - Porem foi suficiente para não avançar à outro site de relacionamento, já foi suficiente navegar entre correntezas mascaradas de pertencimento.
Mas... você nunca mais ingressara em sites de relacionamentos?... NÃO!, não sei, o tempo dirá.

Texto: Meu!
Foto: Copia de algum lugar ai pelo Google afora!

domingo, 18 de março de 2012

Ah! Sim, estivemos no Congresso!

Enfim!... Dez anos apos a última caravana, no final do ano próximo passado estivemos em Ctba no Congresso!

Foi muito gratificante lá estar apos alguns anos de ausência!... pois meu último Congresso  foi em 2007.

Sim, algumas coisas mudadas, tais como um amplo lugar, muito mais pessoas participando entre outras cositas mas!

Rever velhos amigos, conhecer novas pessoas (isso é meio incógnita) porem pelos menos se visualizou!

Fazer parte da velha guarda as vezes não tem lá tantas vantagens... corredores corriam, cadeiras vazias, escadas largas!... o tempo passa, passa também velhos hábitos que se repetem aos novos, porem já foi. Nada é  como dantes, a não ser pra quem esta sendo, pensando que é original algo que já foi.

A melhor coisa que lá fiz foi observar!... correr parado, vendo tudo passar!... passa tempo, passa gente, passa criança chega o adulto! quantas crianças, hoje adultas, quantos adultos? muitos já foram.

O fim de tudo?... Ano que vem Yerushalaim... correr pois de tal forma para lá chegar!... ou não. Depende de cada um!... eis a vantagem de tudo... tudo é personalíssimo! mesmo sendo erga omnes.

Ano que vem! Yerushalaim.

Texto: Gimerson
Fotos: de algumas maquinas presente ao evento!

1ª Fto - Danças durante o evento;
2º Fto - Preparo para saída de Ctba.
3ª Fto - Velhos amigos: à Dta Sidney, à Esquerda Antonio Carlos

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O Cara que da Bom dia ao Espírito Santo


Outro dia me pediram para ler um livro: "Bom Espírito Santo" com a finalidade de emitir uma opinião e/ou compreender sobre o assunto "trindade".

Tal pedido remota a uma fala onde disse que não comungo com a crença da trindade, pois sigo o pensamento Bíblico/judaico da Torah, que crê na existência de apenas um D´us, aquele que é expressado na Oração do Shemah (números 6) "Adonai Echad" - (O Eterno é Um), ou seja, não existe uma pluralidade de deuses, ou ainda uma tríade como era conhecido e reverenciado entre povos pagãos a saber: babilónicos, romanos, helenistas e outros.

Bom, andei lendo o tal escrito e afins, andei vendo alguns vídeos de seu autor, o renomado (entre os evangélicos mais liberais) Benny Hinn que busca de um modo peculiar instigar em seus leitores e ouvintes à existência palpável do Espirito Santo, considerado pelos que acreditam na existência de três deuses (os triteístas, trinitarianos) como sendo a 3ª pessoa da trindade.

O fato é que Benny Hinn quer provar a existência de uma tal 3º pessoa que compõe a trindade apenas com o que eles chamam de "experiência pessoal com a divindade", lançando aos olhos de quem quer ver e aceitar provas totalmente desfundadas de respaldo Bíblicos, ou seja apelam apenas para o emocional das pessoas.

Destarte, não me convenceu nem a ponta da unha os relatos de aproximação que o nobre escritor lá teve com o Espírito Santo, pois nem ao menos usou argumentos para provar tal existência. Inclusive muitos Protestantes / Evangélicos respeitados no meio, critica a forma de agir de Benny Hinn que procura apenas persuadir por meios emocionais.

Logo, como posso ponderar a respeito, fazer uma analise acurada de "experiências pessoais"?... seria o mesmo que contestar/refutar um ufólogo somente por seus relatos, pois sem provas fidedignas não há como acreditar na existência de outros seres.

Me valeu apenas como conhecimento, pois o saber - dizem os sábios - nunca ocupa lugar! e ainda reforçado pela atitude Bereana, de ouvir e ir procurar saber se procede da verdade quaisquer informação. Ahhh! só a titulo de informação Espírito, procede da palavra grega Pneuma, que é Ar, Assopro, Vento e afins... enfim, alguma coisa neutra. Não é sem razão que o pneu que você conhece tem esse nome porque segura o espírito, digo o vento. Enfim... assunto para outra mesa redonda.

Há propósito, tem vídeos no you tube que mostram as performances "espirituais" do referido homem que da bom dia ao espírito santo. Para tanto basta digitar o nome do mesmo em site de busca.

Texto: Gimerson
foto: Benny Hinn - imagem no google

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A Nona Porta!


Parecia tão longe outrora...

És que mais uma porta adentramos... a penúltima porta... a Nona Porta.
Agora só falta mais uma, e mais uma experiencia de vida será concluída.

Até agora foram 4 longos anos (ou curtos... como o tempo passa rápido)... de convivência, de divergência, de aprendência, e desaprendencia (cria-se até novos conceitos... rs).

Visualiza-se fortes amizades, lindas falsidades, belas demagogias e poucas sinceridades...

onde, Professores fingem que dão aulas e Alunos fingem que estudam... ki beleeezzzza!

Mas há controvérsia... ohhhh se há.

Mas seguimos nosso caminho...

E pra não ficar só em minhas palavras cito uma celebre frase da nobre bruxa no Pica-pau:

"E lÁ VAMOS NOIS".... kkkkk

Texto: Gimerson
Foto: plaqueta na porta da Unemat. por Gimerson